Menu Principal

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Workflow: Aprovação de Movimentos - RM Nucleus

Integração: TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento e TOTVS Relacionamento com Cliente


Através da integração do TOTVS Relacionamento com Cliente (RM Agilis) com o Cliente com o TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamente (RM Nucleus) é possível realizar aprovações de movimentos, como: requisições, cotações ordens de compra e etc, por Workflow (Fluxo de Trabalho).


Descrição do Processo

O movimento inicial é criado no RM Nucleus e fica com status Em Aprovação por Workflow. No mesmo momento, automaticamente, é criado um atendimento no RM Agilis, dando início ao Fluxo de Trabalho que vai da geração da requisição até a aprovação final. O movimento que dá origem ao processo só é liberado quando o atendimento relacionado fica com status Concluído Confirmado ou Cancelado.

Parametrização Necessária

1. Criar um atendente com perfil de Supervisor / Gerente ou similar para ser vinculado ao usuário aprovador das Requisições. Fique atento a este perfil, pois este deve ter as devidas permissões de acesso às funcionalidades do TOTVS RM Portal, principalmente ao bloco CRM, módulo que será utilizado para realizar as aprovações.

SNAGHTML581a205

 

2. Crie um tipo de atendimento em Cadastros | Atendimentos | Tipos de Atendimentos. Preencha os campos necessários e clique no botão Salvar;

SNAGHTMLceafd45

 

3. Crie um grupo de atendimento e vincule o tipo de atendimento criado a esse grupo;

SNAGHTML323fe2c

 

4. Agora clique no botão Anexos e selecione a opção Tipo de Atendimento do Grupo de Atendimento e adicione o Tipo de Atendimento criado na etapa anterior;

SNAGHTML32c00ea

 

Fórmulas Utilizadas nas Etapas

Crie as fórmulas que serão utilizadas nas Etapas do Tipo de Atendimento conforme estrutura a seguir:

Código       Descrição da Fórmula                                 
RMV001     Passar para o Chefe Imediato (Aprovador)

DECL CODPROXCHEFE;
SETVAR(CODPROXCHEFE, RETPROXIMOCHEFESECAOLABORE ( 1 ));

SE CODPROXCHEFE = '-1' ENTAO
AVANCARETAPAATENDIMENTO ( 30 )
SENAO
CODPROXCHEFE
FIMSE


Código      Descrição da Fórmula                                  
RMV002    Concluir Requisição (Aprovar)

CONCLUIDOCONFIRMADO


Código      Descrição da Fórmula                                  

RMV003    Cancelar Requisição (Reprovar)

CANCELAR



Criando as Etapas do Tipo de Atendimento

1. Acesse: Cadastros | Atendimentos | Tipos de Atendimentos | Anexo: Etapas e crie as Etapas necessárias para este Tipo de Atendimento. Fique atento para marcar o campo Primeira etapa de um possível fluxo na primeira Etapa, pois isto determinará que esta será a etapa que inicializará o fluxo. Veja as imagens abaixo:

Etapa 1

SNAGHTML342d5a7

 

Etapa 2

SNAGHTML3446039

 

Etapa 3

SNAGHTML345c7f1

 

Criando os Fluxos de Etapas

1. Acesse: Cadastros | Atendimentos | Tipos de Atendimentos | Anexo: Fluxo de Etapas e crie os Fluxos necessários para este Tipo de Atendimento. Veja as imagens abaixo:

Fluxo de Etapas 1

SNAGHTML34a0c9e

 

Fluxo de Etapas 2

SNAGHTML34ae791

 

Parametrizando o TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

1. Acessar o RM Nucleus e parametrizar o tipo de movimento desejado com as informações necessárias para integração com o Workflow do RM Agilis.

2. Acesse o menu: Opções | Parâmetros | RM Nucleus, selecione o Tipo de Movimento desejado e clique no botão Editar:

 

Apontando para cimaAtenção

  1. O campo em destaque na imagem abaixo deverá ser habilitado apenas se o usuário desejar ter acesso aos movimentos do RM Nucleus através do TOTVS RM Portal para manutenção (inclusão / alteração / exclusão), pois esse parâmetro é incompatível com a utilização de Rateios nos Tipos de Movimentos;
  2. Os usuários responsáveis pelas aprovações dos movimentos deverão ser cadastrados também como Atendentes no RM Agilis;
  3. Os usuários reponsáveis pela inclusão dos movimentos no RM Nucleus para aprovação por Workflow no TOTVS RM Portal, também deverão ser Atendentes no RM Agilis.

Parametrização RM Nucleus – Outros Dados

SNAGHTMLcf60e75


Parametrização RM Nucleus - Workflow

SNAGHTML3174ac5

 

Processos para Execução do Fluxo de Trabalho (Workflow)

1. Crie um movimento no RM Nucleus;

SNAGHTML2ef0388

Observe que o movimento criado fica com Status Movimento em Workflow para Aprovação até que este seja aprovado ou reprovado no RM Agilis ou Portal RM.

Utilize as ferramentas image para selecionar os movimentos por Staus (disponível na Visão de Movimentos), onde respectivamente são:

  • Aprovados por Workflow;
  • Não Aprovados por Workflow;
  • Em Aprovação por Workflow.

2. Após a criação do movimento no RM Nucleus, um Atendimento é automaticamente criado no RM Agilis e nele poderemos visualizar alguns dados seguindo os passos abaixo:

  • Acesse o menu: RM Agilis | Sistema | Atendimentos;
  • Execute o filtro desejado;
  • Selecione o atendente desejado no caixa Atendimentos de;
  • Edite o atendimento selecionado;
  • Acesse a pasta: Acompanhamento | Solicitação.

SNAGHTML305a2d3

 

3. Acesse o TOTVS RM Portal e no link Início –> CRM –> Atendimentos, marque o registro que deseja aprovar/reprovar e em seguida clique no link Processos –> Avançar Etapa.

SNAGHTML3191998

 

4. Agora escolha qual das opções (Aprovar ou Reprovar) deseja executar e clique no link OK.

SNAGHTML31b9e8f

É possível criar mais opções para o Fluxo de Trabalho além de Aprovar/Reprovar. Esta configuração deverá ser feita no RM Agilis | Cadastros | Atendimentos | Tipos de Atendimento | Anexo: Etapas.

Após conclusão do Processo de Aprovação, tendo como resultado final Aprovado, o tipo de movimento ficará liberado para manutenção, ou seja, será possível faturar o movimento para um outro Tipo de Movimento qualquer, conforme parametrização do aplicativo.

Caso o resultado do Processo de Aprovação, seja Reprovado, o tipo de movimento ficará bloqueado, não sendo possível faturá-lo para qualquer Tipo de Movimento.

Se um movimento associado ao Workflow, aprovado ou não, tiver algum dado alterado pelo usuário, o mesmo será novamente submetido ao Processo de Aprovação e seu Status será alterado para Movimento em Workflow para Aprovação.

O usuário poderá enviar um movimento Não Aprovado para o Fluxo de Trabalho quantas vezes julgar necessário. Para isso ele deve selecionar os referidos movimentos e no botão Processos, escolher a opção Aprovação por Fluxo.

É isso aí !

Um grande abraço a todos e até p próximo post.

2 comentários:

Comente: sua opinião é fundamental para a qualidade do conteúdo.