Menu Principal

quarta-feira, 11 de maio de 2016

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAS POR HABILIDADE NO TOTVS GESTÃO DE PESSOAS: GERINDO VAGA NO PROCESSO DE SELEÇÃO

Neste post mostraremos como realizar a gestão de uma Vaga do Processo de Seleção.



Gestão da Vaga no Processo de Seleção

1. Para dar início à gestão de uma vaga, faz-se necessário o início do Processo de Seleção. Primeiramente selecione a Vaga NewImage que deseja iniciar através do Painel de Seleção.

Acesse: Planejamento e Captação | Seleção | Seleções

 

2. Clique no botão Processos | Iniciar o Processo de Seleção e siga os procedimentos orientados pelo Assistente de Processos.

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

Após conclusão desse processo, será possível visualizar os Candidatos inseridos no Processo de Seleção com base na Triagem de Dados Pessoais. Eles estarão disponíveis no Anexo: Candidatos da Etapa na etapa 00001 - Anúncio.

NewImage


Nesta fase, o Analista de RH poderá realizar alguns processos no cadastro dos Candidatos, como: anotar observações individuais, adicionar novo candidato, enviar e-mail para os candidatos, verificar pontuação, aprovar ou reprovar um candidato, entre outros. Estas opções estão disponíveis no botão Processos. Veja abaixo:


Observação:

  • Neste processo apenas a primeira Etapa ficará com o status NewImage Em Andamento, porém a mesma ainda não foi realizada, ou seja, suas restrições para triagem de candidatos não foram executadas. Para isto será necessário processar a Pesquisa para a Etapa.

 

3. Executar a Pesquisa para a Etapa. Este processo faz com que o Sistema realize uma avaliação nos candidatos que compõem a etapa selecionada (neste caso a 00001-Anúncio), a fim de eliminar aqueles que não atenderem às exigências impostas pela mesma. Caso algum candidato seja reprovado, o mesmo será sinalizado com o indicador NewImage Reprovado.

NewImage

 

Para saber o motivo da reprovação de algum candidato, dê um duplo clique sobre o mesmo e acesse a aba Observações. Veja a seguir:

NewImage


Observações:

  • Apenas candidatos Aprovados serão inseridos nas próximas Etapas do Processo de Seleção. Aqueles que permanecerem com o status Pendente de Análise ou Reprovados ficarão retidos na etapa corrente;
  • Se algum candidato for inserido manualmente em alguma das Etapas, o sistema o mantém, mesmo que o processo Pesquisa para Etapa seja executado, porém se o mesmo tiver alguma restrição quanto aos critérios de eliminação da referida Etapa, o mesmo será reprovado automaticamente pelo sistema;
  • Os candidatos Reprovados automaticamente pelo sistema, poderão ter este status alterado para Aprovado ou Pendente de Análise novamente, caso o Analista de RH não concorde com o resultado fornecido pelo Sistema ou por algum motivo particular.

4. Após execução da Pesquisa para Etapa, o Analista de RH poderá fazer as considerações desejadas no cadastro dos Candidatos, bem como adicionar novo candidato, enviar e-mail, anotar alguma informação relevante, realizar a Aprovação, Reprovação, retorna-lo para Pendente de Análise, entre outros processos.

NewImage

 

Alguns processos poderão ser realizados para vários candidatos de uma só vez. É uma boa prática a utilização de filtros para execução de processos para um grupo de candidatos.

Dica de filtro instantâneo: 

NewImage

Utilize este recurso para selecionar os candidatos que ainda estão com status Pendente de Análise a fim de alterar seu status para Aprovado ou Reprovado, caso deseje fazer este procedimento para vários candidatos de uma só vez. 

 

5. Realizar a Conclusão da Etapa atual (neste caso a 00001-Anúncio). 

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

Através deste procedimento, o Sistema finaliza a Etapa corrente, alterando o seu status para NewImage Concluído e ao mesmo tempo altera o status da próxima etapa, se existir, de NewImage Não Iniciada para NewImage Em Andamento. Veja abaixo:

NewImage


6. Deste ponto em diante o Analista de RH deverá seguir os mesmos procedimentos realizados na Etapa 00001 - Anúncio para as demais etapas até finalizar o Processo de Seleção.

 

7. Após concluídas todas as etapas, é hora de realizar a conclusão da Vaga (neste caso a 00001 - Diretor). Para isto, selecione a Vaga deseja, clique no botão Processos | Mudança de Status da Vaga | Concluir Vaga.

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

NewImage

 

Após conclusão da Vaga, o sistema a finaliza e todas os seus dados, bem como suas Etapas ficam bloqueada para alterações.

NewImage

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

Um comentário:

Comente: sua opinião é fundamental para a qualidade do conteúdo.