Menu Principal

sábado, 19 de junho de 2010

Criando Linked Server em Servidores MS-SQL Server

O Linked Server é útil para você criar um link de comunicação (ponte) segura entre dois ou mais servidores - qualquer fonte de dados sendo ela um access, excel, oracle, o próprio SQL Server e etc. O necessáro para utilizar este tipo de serviço, é que o usuário possua permissão de autenticação e acesso aos dados entre estes servidores. Muito útil para muitos desenvolvedores e muito simples para criar e utilizar.

 

Sintaxe


EXEC sp_addlinkedserver
@Server = 'SERVIDOR',
@SrvProduct = '',
@Provider = 'SQLNCLI',
@DataSrc = 'SRV-CLIENTE'

Este script deverá ser executado no computador que irá se conectar ao servidor do cliente. Não é necessário executar no servidor de banco de dados.

Argumentos


[ @server = ] ' server '[@ Server =] 'Nome_do_Servidor'

  • Apelido do Servidor de Dados. Informe qualquer nome que identifique o computador em que se encontra a base de dados, principalmente se o nome oficial deste servidor contiver caracteres especiais como: hífens, underline, pontos, etc.

[ @srvproduct = ] ' product_name '[@ SrvProduct =] 'Nome_do_Produto'

  • É o nome do produto da fonte de dados OLE DB para adicionar como um servidor vinculado. Neste argumento é possível informar até 128 caracteres do tipo nvarchar, com um padrão de NULL.

[ @provider = ] ' provider_name '[@ Provider =] 'Nome_do_Provedor'

  • É o identificador único de programação (ProgID) do provedor OLE DB que corresponde a esta fonte de dados. O Nome do Provedor deve ser exclusivo para o provedor especificado OLE DB instalado no computador atual. O Nome do Provedor do tipo é nvarchar com até 128 caracteres, que tem como padrão de NULL, porém, se o nome do provedor for omitido, o SQLNCLI é usado. Se for SQL2000 deve-se usar SQLOLEDB - se for SQL20054 deve-se usar SQLNCLI.

[ @datasrc = ] ' data_source '[@ DataSrc =] 'Servidor_de_Dados'

É o nome original da fonte de dados (servidor de dados onde se encontram as tabelas do DataBase).

Exemplo


Select * From Servidor.CorporeRM.dbo.GColigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: sua opinião é fundamental para a qualidade do conteúdo.