Menu Principal

domingo, 24 de outubro de 2010

Pesquisa de CEP através do TOTVS Mashups

Mashups são um novo gênero de aplicações Web interativas que utilizam conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente flexíveis e inovadores. São um marco da segunda geração de aplicações Web informalmente conhecida como Web 2.0.

Utilizaremos como exemplo uma pesquisa de CEP feita diretamente da tela Cliente/Fornecedor e após a localização do CEP, os dados relacionados ao endereço serão incluídos automaticamente sem que o usuário tenha que digitá-los.

1. Acesse o cadastro de Clientes/Fornecedores e abra a tela de edição de qualquer um deles;

SNAGHTML192d4c3

 

Agora é necessário fazer um cadastro no TOTVS Mashups para ter acesso a utilização deste recurso. Para realizar o cadastro, preencha o campo Servidor com mashups.totvs.com.br e em seguida clique no link Criar conta do TOTVS Mashups conforme mostra a figura abaixo;

SNAGHTML19d7315

 

Na tela a seguir, informe os dados necessários para realizar o cadastramento da sua conta e em seguida clique no botão Criar usuário.

SNAGHTML1a4855d

 

Após a confirmação da criação da conta, o servidor enviará uma mensagem automática, informando que a conta foi criada com sucesso.

SNAGHTML1a73e7e

 

O servidor lhe enviará um e-mail para ativação da sua conta. Siga as instruções enviadas e em poucos instantes você receberá a seguinte mensagem:

image

 

Pronto! Sua conta já está ativada. Agora é só fazer o login para desfrutar do serviço. Veja tela abaixo:

SNAGHTML1ad5dff

 

Clique em no ícone Fazer integração dessa tela com um novo Mashup conforme indica imagem abaixo e na tela que segue, procure o serviço desejado.

SNAGHTML1b2bc83

 

Neste exemplo, utilizaremos o serviço Correios – Pesquisa CEP. Desta forma, clique no botão Pesquisar para que sejam exibidos todos os serviços disponíveis pelo TOTVS Mashups. Escolha o serviço Correios – Pesquisa CEP  e clique no botão Selecionar.

SNAGHTML1b80b9c

 

A parametrização é feita em duas etapas: 1 - Parâmetros (entrada) e 2 - Resultado (saída). Assim, para o serviço Correios – Pesquisa de CEP, o Parâmetro (entrada) será o CEP. Se o serviço fosse da Receita Federal, por exemplo, o Parâmetro  (entrada) seria o CNPJ ou CPF;

image

 

Arraste o parâmetro CEP para o campo CEP da tela Cliente/Fornecedor ou selecione a opção Informado pelo usuário.

image

 

Após arrastar o Parâmetro (entrada), para o campo CEP, todos os demais campos relacionado com endereço irão exibir uma “seta” image ao passar com o mouse sobre eles. Esta seta será utilizada para linkar os campos da tela Cliente/Fornecedor respectivamente com os campos de Resultados (saída).

SNAGHTML1cc1f1d

 

Clique na seta para abrir a janela de itens (endereço, bairro e etc.) e selecione a opção correspondente ao referido campo.

Exemplo: para linkar o campo Estado:

1. Clique na seta do campo Estado da tela Cliente/Fornecedor;
2. Selecione o campo Estado da lista Resultados;
3. Clique no botão Salvar.

Desta forma, quando o CEP for localizado pelo serviço Mashups, o campo Estado será preenchido automaticamente. Repita os procedimentos acima para criar o link dos demais campos;

image

 

À medida que os campos vão sendo linkados, o Mashup vai sendo atualizado automaticamente, demonstrando que os links foram criados com sucesso. Veja imagem abaixo:

SNAGHTML1df1196

 

Após conclusão dos links, o Mashup já poderá ser utilizado. Então preencha o CEP da tela Cliente/Fornecedor e em seguida pressione a tecla TAB para sair do campo CEP;

Na tela Cliente/Fornecedor, clique no botão Processos | Mashups | Correios – Pesquisa de CEP para iniciar a busca no servidor e aguarde uma resposta do servidor;

SNAGHTML1f1b45a

 

Se o CEP digitado corresponder a um CEP válido, o TOTVS Mashup exibirá uma tela contemplando os dados relacionados ao CEP pesquisado.

Clique no botão Finalizar para que os dados da tela Cliente/Fornecedor sejam atualizados automaticamente.

SNAGHTML1e6e826.

 

Os campos sublinhados, conforme imagem abaixo, foram automaticamente atualizados conforme resultado exibido na imagem anterior;

SNAGHTML1f6726b

 

Está finalizado o processo de Pesquisa de CEP através do TOTVS Mashups!

Durante a parametrização, também é possível configurar o Mashup para a entrada de parâmetros manual. Para isso, selecione a opção Informado pelo usuário (1) e em seguida clique no ícone Salvar (2).

SNAGHTML203c9ed

 

Com esta parametrização, o CEP deverá ser preenchido manualmente no respectivo campo da tala do TOTVS Mashups, e após clicar no botão Executar, o servidor iniciará a busca do CEP, recuperando seus respectivos dados, caso o CEP seja válido;

SNAGHTML1fced64

 

Clique no botão Finalizar para que o TOTVS Mashups atualize automaticamente os dados da tela Cliente/Fornecedor.

SNAGHTML20b8188

 

Um grande abraço a todos e até o próximo post.

9 comentários:

  1. Muito bom Gilmar ...
    Fiz aqui e funcionou ...

    Valeu !!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Karoline, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    O link para criar a conta do TOTVS Mashups não abre página nenhuma. Há outro link em que eu possa criar esta conta?

    Desde já agradeço. Este blog é uma ótima iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Opa! Eu acessei o servidor e baixei uma versão cliente do mashups e fiz o cadastro através dela. Depois voltei no RM e segui o tutorial que funcionou. Mas os resultados retornados não incluíram a cidade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente: sua opinião é fundamental para a qualidade do conteúdo.